Você sabia que a vitamina D pode evitar a queda de cabelo na menopausa?
Não! Então vou te contar um segredo, ela pode sim ajudar a evitá-la, venha conosco que vamos falar sobre isso no blog de hoje.
Entre 20% a 60%8 das mulheres antes de atingir os 60 anos, tendem a perder o cabelo, período esse que a menopausa pode está em vigor, será que a vitamina D pode estar associada?
Sim, nesse período seu corpo começa a diminuir a produção da vitamina, e os efeitos começam a aparecer no seu corpo, e agora a pergunta que se faz é…
Como posso evitar a perda de cabelo?
Essa vitamina ajuda a evitar a queda do cabelo, dando-se ao fato de estimular a diferenciação do folículo capilar, levando ao crescimento, assim como retardar alguns efeitos da menopausa, como a osteoporose, auxiliando na absorção de cálcio no corpo2, e estimulando uma vida mais saudável.
De acordo com estudos feitos nas participantes do Women’s Health Initiative Calcium and Vitamin D (CaD), mulheres de 50 a 79 anos4 tendem a ter menos vitamina D no corpo, logo é ideal que consumam mais, seja em suplementos ou em alimentos típicos² do dia a dia como:
- .Atum
- .Sardinha
- .Salmão
- .Cogumelo
- .Gema de ovo
- .Leite de soja
- .Suco de laranja
- .Cereais e aveia
Esses alimentos ricos em vitamina D², além de deliciosos, são super saudáveis.
Dica: No caso do atum ou sardinha frescos em comparação aos enlatados, os enlatados têm mais quantidade de vitamina D em relação aos frescos. Já os cogumelos são a opção vegana mais viável.
Em geral a vitamina gera uma melhora na sua qualidade de vida da pessoa, porém a suposta pergunta que vem a mente é:
Por que devemos consumir vitamina D ?
Pacientes com falta de vitamina D9 tendem a ter o couro cabeludo inflamado. No corpo, a vitamina diminui a inflamação, pois apresenta princípios anti-inflamatórios, além de evitar a queda de cabelo e estimular as células capilares a renovarem os fios, e também retarda o envelhecimento da pele.
O sol também ajuda ?
Sim, porém qual o melhor período para pegar sol e absorver a vitamina D?
O melhor horário para relaxar na luz solar, é em torno das 10 horas da manhã, sem proteção solar até 30 minutos ao dia, 5 dias por semana1, expondo o máximo dos braços e pernas para melhor produção da Vitamina D.
Dica da Dra. Bel: “O Spa do sol”
Quer relaxar enquanto produz sua vitamina D diária? então siga essa super dica!
Aos dias livres vá no horário recomendado a algum lugar relaxante regado pela luz solar, seja na sacada, quintal, monte seu espaço pessoal, deite e relaxe por 15 minutos, para potencializar a produção da vitamina, coma os alimentos ricos da mesma, uma salada de ovo, de cogumelos, etc…
15 minutos de conexão com você produzindo vitamina D
Devo tomar suplementos de vitamina D ?
É muito individual, por isso o recomendado é procurar um médico ou nutricionista para fazer um diagnóstico preciso à você, não se automedique, isso pode causar severos danos a sua saúde.
Lembrando que só de se alimentar seguindo uma dieta saudável e rica em vitamina D, tomar sol, evitar ter hábitos sedentários e aproveitar o momento ao ar livre, são ótimas atividades para garantir sua dose diária de vitamina D, venha conosco e seja o melhor de si!
Referências
1 S.S Maeda ET ALL; The effect of sun exposure on 25-hydroxyvitamin D concentrations in young healthy subjects living in the city of São Paulo, Brazil; 2007
2 harvard; Vitamin D; 2022
3 M T López-Baena ET ALL; Vitamin D, menopause, and aging: quo vadis?; 2020
4 Erin S. LeBlanc ET ALL; Vitamin D levels and menopause-related symptoms; 2016
5 Heidi Godman; Vitamin D supplements may reduce risk of invasive cancer; 2021
6 Zuzanna Sabina Goluch-Koniuszy; Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause; 2016
7 Amor, Karrie T; Does D matter? The role of vitamin D in hair disorders and hair follicle cycling; 2010
Siga as nossas redes sociais:
Instagram: Clínica Martinez e Dra. Isabel Martinez
Facebook: Clínica Martinez
Youtube: Isabel Martinez