Pálpebras caídas, olhos mais inchados e com olheiras, rugas, linhas de expressão e os cantos da boca mais caídos: esses são alguns aspectos que revelam o cansaço do rosto. Com a vida corrida e o excesso de tarefas, muitas pessoas têm enfrentado dificuldades para dormir, e as consequências desse problema vão além do espelho:
É o que revela um estudo sueco¹ que avaliou os efeitos da privação de sono sobre a percepção que as pessoas têm sobre nós. Para isso, o rosto de alguns participantes foi fotografado após uma noite de sono normal e após ficarem privados de sono.
As fotos foram observadas por um grupo de pessoas que apontaram que, nas imagens em que estavam sem dormir direito, os olhos, boca e a pele dos indivíduos apresentavam aspectos do cansaço. E mais do que isso, além de cansados, esses indivíduos eram vistos como mais tristes.
Para evitar uma aparência triste e cansada, algumas pessoas recorrem a tratamentos caseiros, mas nenhum deles tem comprovação científica. Embora lavar seu rosto com água fria e dar umas batidinhas ou fazer massagens faciais pareçam disfarçar o cansaço, não estamos tratando as causas e seus resultados não são de longo prazo.
Tratamentos naturais também são investigados², mas ainda há necessidade de mais estudos sobre a formulação, segurança e duração dos efeitos desses produtos.
Então, como podemos eliminar o aspecto de cansaço do rosto? Aqui vão algumas dicas!
- Dormir: essa dica parece óbvia, mas para pessoas que sofrem com insônia, essa é uma tarefa muito difícil! Dormir é essencial, pois é durante o sono que o hormônio do crescimento atua, promovendo a renovação celular. Já a atuação da melatonina é responsável por neutralizar o efeito de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
- Controle seu estresse: As demandas do dia a dia podem gerar bastante estresse, mas é preciso se acalmar. O estresse pode gerar muitos efeitos no corpo, como a elevação do cortisol e a privação de sono. Ele também pode gerar rugas³, linhas de expressão e olheiras.
- Mude hábitos: Proteja-se da exposição solar⁴ e evite fumar. Com a expectativa de vida aumentando, é preciso dar mais atenção aos cuidados com o envelhecimento da pele e prevenir que ele ocorra de maneira precoce. Isso porque, ao envelhecer, a pele sofre alterações que prejudicam sua proteção e o desenvolvimento de suas funções, como a cicatrização e a de barreira contra infecções, além de ficar mais suscetível a doenças como o câncer de pele.
Por isso, é preciso cuidar da sua pele agora! Muito além da estética, é preciso correr atrás da sua saúde e qualidade de vida.
¹ SUNDELIN, Tina et al. Cues of fatigue: effects of sleep deprivation on facial appearance. Sleep, v. 36, n. 9, p. 1355-1360, 2013.
² BINIC, Ivana et al. Skin ageing: natural weapons and strategies. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2013, 2013.
³ CHEN, Ying; LYGA, John. Brain-skin connection: stress, inflammation and skin aging. Inflammation & Allergy-Drug Targets (Formerly Current Drug Targets-Inflammation & Allergy)(Discontinued), v. 13, n. 3, p. 177-190, 2014.
⁴ ADDOR, Flavia Alvim Sant’Anna. Beyond photoaging: additional factors involved in the process of skin aging. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, v. 11, p. 437, 2018.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: Clínica Martinez e Dra. Isabel Martinez
Facebook: Clínica Martinez
Youtube: Isabel Martinez