Você sabia que existe um remédio maravilhoso para aliviar os sintomas da menopausa? E melhor ainda, ele não custa dinheiro algum e está a sua disposição 24 horas por dia!
Quer dizer, na realidade, talvez ele te custe um pouco, sim, pois você terá que brigar com seu interior, que tenta te boicotar para preservar sua energia. Sabe de qual remédio estou falando? Do exercício físico!
Um estudo¹ publicado no International Journal of Gynecology & Obstetrics realizado aqui no Brasil com mulheres entre 40 e 65 anos revelou que as participantes que praticavam exercício físico sofriam menos com ondas de calor, insônia, fadiga e sintomas psicológicos, como a impaciência.
Esses são alguns – dos muitos – sintomas desagradáveis que fazem parte do climatério: o período em que o corpo da mulher passa a produzir cada vez menos hormônios até culminar na menopausa, com a total interrupção do ciclo menstrual.
Os exercícios ajudam a aliviar os sintomas, pois sua prática ajuda a estabilizar a temperatura corporal, a frequência cardíaca e respiratória, diminuindo o risco de ondas de calor².
E os benefícios não param por aí. Há também uma melhora na vida sexual da mulher³, com a redução da secura vaginal e o aumento da lubrificação, devido a melhor vascularização e oxigenação no corpo.
O exercício também pode aliviar sintomas da osteoporose, proporcionando uma redução da perda muscular e dos riscos de fratura, além do aumento da densidade óssea⁴. Vale lembrar que a osteoporose é acentuada durante a menopausa. Vamos tratar mais especificamente sobre ela em breve – fique atenta!
A chegada da menopausa traz muitos desconfortos, mas a ciência mostra que o exercício físico proporciona uma maior qualidade de vida global⁵, com aumento do bem-estar, saúde e autoestima da mulher. E o melhor ainda, esse tratamento é gratuito e só depende de você. Encontre o esporte que mais tem a ver com você e comece. O importante é se movimentar!
¹ CANÁRIO, Ana CG et al. The impact of physical activity on menopausal symptoms in middle-aged women. International Journal of Gynecology & Obstetrics, v. 118, n. 1, p. 34-36, 2012.
² SKRZYPULEC, V.; DĄBROWSKA, J.; DROSDZOL, A. The influence of physical activity level on climacteric symptoms in menopausal women. Climacteric, v. 13, n. 4, p. 355-361, 2010.
³ DĄBROWSKA-GALAS, Magdalena et al. High physical activity level may reduce menopausal symptoms. Medicina, v. 55, n. 8, p. 466, 2019.
⁴ CHAHAL, Jaswinder; LEE, Raymond; LUO, Jin. Loading dose of physical activity is related to muscle strength and bone density in middle-aged women. Bone, v. 67, p. 41-45, 2014.
⁵ MANSIKKAMÄKI, Kirsi et al. Physical activity and menopause-related quality of life–A population-based cross-sectional study. Maturitas, v. 80, n. 1, p. 69-74, 2015.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: Clínica Martinez e Dra Isabel Martinez
Facebook: Clínica Martinez
Yotube: Isabel Martinez