Você usa colágeno? Será que o horário em que você toma o suplemento influencia nos resultados alcançados na pele ¹, nas unhas ² e em outras partes do corpo? Devemos tomar colágeno junto com as refeições? E o fato de o suplemento ser em pó, em cápsula ou em gomas, algum deles é mais eficiente?
Essas respostas você encontra aqui no texto. Mas primeiro precisamos saber o porquê você toma colágeno.
Quem deve tomar colágeno?
Com o passar dos anos, a produção natural de colágeno diminui ³ no nosso corpo e suas fibras perdem espessura e resistência. É aí que começamos a perceber o envelhecimento da pele e surgimento de rugas e linhas de expressão. Por isso, geralmente o suplemento de colágeno passa a ser indicado a partir dos 30 anos de idade.
Como o colágeno também ajuda a prevenir o aparecimento de artrites e da osteoporose, ao evitar o desgaste das articulações ⁴ e dos ossos ⁵, o suplemento também é recomendado para pessoas com problemas na articulações.
Nutricionistas também podem indicar colágeno para as pessoas que não consomem quantidades suficientes de proteína em sua dieta.
Não há contraindicação de uso do colágeno. No entanto, recomendo sempre que procure um médico para saber se você deve tomar o suplemento e qual tratamento seria mais adequado a partir dos objetivos que você gostaria de alcançar.
O excesso de colágeno pode trazer prejuízos à saúde, especialmente para mulheres gestantes ou lactantes. Por isso, sempre procure a orientação de um médico.
Preciso ingerir colágeno todos os dias?
Para retardar o enrugamento da pele e obter outros benefícios, precisamos repor o colágeno e os aminoácidos diariamente. Estudos apontam para a obtenção de melhores resultados nos tratamentos com a administração diária do suplemento.
Por exemplo, um estudo de 2018 ⁶ apontou que o uso diário de colágeno promoveu melhora na elasticidade da pele, na saúde das articulações e na sensação de bem-estar dos pacientes analisados.
A depender dos nossos hábitos alimentares, não conseguimos repor os aminoácidos essenciais de forma adequada apenas com a dieta. E nisso, o suplemento de colágeno também pode nos ajudar com seu consumo diário e sempre sob a orientação de um médico.
Qual o melhor horário para tomar colágeno?
Alguns apontam que o colágeno deve ser tomado pela manhã com o estômago ainda vazio. Outros, que seria melhor ingeri-lo a noite, uma vez que as moléculas de colágeno começam a ser produzidas no período noturno ⁷, além de que durante a noite o corpo se recupera e, portanto, os aminoácidos do colágeno seriam melhor aproveitados.
Na verdade, considerando o processo de digestão, pouco importa se o estômago está cheio ou vazio, pois a maior parte da quebra de proteínas, como o colágeno, ocorre no intestino delgado.Já no período da noite, não há nenhuma comprovação científica que confirme essa ideia.
Outra dúvida comum é se o colágeno deveria ser ingerido juntamente com uma refeição, conferindo maior sensação de saciedade, enquanto outros defendem que, ao ingerir junto com refeições ricas em proteínas, o organismo não conseguiria absorver os aminoácidos da forma mais adequada.
A verdade é que a ciência ainda não tem estudos conclusivos para responder a essa questão. O mais importante é você tomar o colágeno no horário que for mais conveniente para você. O importante é tornar a ingestão de suplemento um hábito.
Qual devo tomar: em pó, em cápsula ou em goma?
Seu suplemento é em pó, cápsula ou em goma? Será que há diferenças? Bem, na verdade não muita.
A forma como você ingere seu suplemento não interfere nos resultados. As diferenças se dão, principalmente, para se adequar ao dia a dia de cada pessoa. As cápsulas são pequenas e fáceis de guardar, já o pó é ingerido com mais facilidade. Embora as cápsulas geralmente sejam menos concentradas do que o pó, ambas são boas alternativas.
Particularmente, minha opção preferida é o colágeno em goma. Além de fácil de ingerir e de rápida absorção, muitas podem ter um sabor muito gostoso! Se ainda não provou, vale a pena experimentar!
Mais importante do que a forma do suplemento de colágeno é a sua composição. Por isso, é bom prestar atenção ao rótulo do produto.
É melhor tomar colágeno puro ou devo optar por fórmulas que contém outras vitaminas?
Além dos aminoácidos presentes nas fórmulas que ajudam em muitas funções, é comum encontrar na farmácia opções de suplemento que misturam colágeno com outras vitaminas. Um exemplo é a vitamina C.
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, além de atuar na nossa imunidade e ajudar no combate de gripes, resfriados e viroses, atua como um antioxidante ⁸. Assim, além de evitar danos oxidativos a pele, a vitamina C está diretamente envolvida na produção das fibras de colágeno ⁹. Desse modo, ela estimula a produção de colágeno e ajuda a manter a nossa pele com aparência mais jovem.
Tomar um suplemento de colágeno com vitamina C, portanto, garante a produção adequada de colágeno no corpo e pode potencializar os efeitos benéficos dessa proteína. Então, fique atento ao rótulo e observe outras vantagens que os suplementos podem te oferecer.
Quais outras perguntas você tem sobre os suplementos de colágeno?
Referências
¹ BORUMAND, Maryam; SIBILLA, Sara. Daily consumption of the collagen supplement Pure Gold Collagen® reduces visible signs of aging. Clinical Interventions in Aging, v. 9, p. 1747, 2014.
² HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.
³ AVILA RODRÍGUEZ, María Isabela; RODRIGUEZ BARROSO, Laura G.; SÁNCHEZ, Mirna Lorena. Collagen: A review on its sources and potential cosmetic applications. Journal of cosmetic dermatology, v. 17, n. 1, p. 20-26, 2018.
⁴ BENITO-RUIZ, P. et al. A randomized controlled trial on the efficacy and safety of a food ingredient, collagen hydrolysate, for improving joint comfort. International journal of food sciences and nutrition, v. 60, n. sup2, p. 99-113, 2009.
⁵ JUHER, Teresa Figueres; PÉREZ, Esther Basés. An overview of the beneficial effects of hydrolysed collagen intake on joint and bone health and on skin ageing. Nutricion hospitalaria, v. 32, p. 62-66, 2015.
⁶ CZAJKA, Anna et al. Daily oral supplementation with collagen peptides combined with vitamins and other bioactive compounds improves skin elasticity and has a beneficial effect on joint and general wellbeing. Nutrition Research, v. 57, p. 97-108, 2018.
⁷ CHANG, Joan et al. Circadian control of the secretory pathway maintains collagen homeostasis. Nature cell biology, v. 22, n. 1, p. 74-86, 2020.
⁸ TELANG, Pumori Saokar. Vitamin C in dermatology. Indian dermatology online journal, v. 4, n. 2, p. 143, 2013.
⁹ BOYERA, N.; GALEY, I.; BERNARD, B. A. Effect of vitamin C and its derivatives on collagen synthesis and cross‐linking by normal human fibroblasts. International journal of cosmetic science, v. 20, n. 3, p. 151-158, 1998.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: Clínica Martinez e Dra. Isabel Martinez.
Facebook: Clínica Martinez
Youtube: Isabel Martinez