Muito se fala sobre suplementos de colágeno, que fazem bem para isso, fazem bem para aquilo. Mas será que você precisa tomar colágeno? São tantas as informações divulgadas que acabamos nos perdendo. Por isso, vou fazer aqui algumas perguntas e respostas!
Mas é claro, para saber se você pode ou precisa tomar colágeno, consulte seu médico.
O colágeno é absorvido?
Sim!
Você acredita que está tomando colágeno ao tomar o suplemento, certo? Mas não é bem assim. Na verdade, você está ingerindo aminoácidos!
O colágeno é uma proteína responsável pela sustentação, resistência e elasticidade de alguns dos nossos tecidos, como a pele e os ossos. Como toda proteína, o colágeno é formado por aminoácidos.
Os aminoácidos são pequenas moléculas que podem ser entendidas com peças de Lego. Imagine que essas peças se juntem umas com as outras, formando longas cadeias, as proteínas.Isso quer dizer que, por estarmos consumindo aminoácidos, os suplementos de colágeno não funcionam?
Não, muito pelo contrário: os suplementos funcionam, sim. Ao ingerir esses produtos, além de evitar rugas indesejadas, você pode estar trazendo muito mais benefícios ao seu corpo do que você imagina!
No nosso corpo, as moléculas de colágeno são quebradas em aminoácidos no sistema gastrointestinal, para então serem absorvidas pelo sistema sanguíneo e transportadas até tecidos como a pele¹.
A ingestão dos suplementos de colágeno hidrolisado, isto é, com suas longas cadeias já quebradas em aminoácidos, torna esse processo mais rápido, já que os aminoácidos são absorvidos com maior facilidade pelos tecidos, sem perder os benefícios do colágeno.
O colágeno faz bem SÓ para a pele?
Não!
Para além dos benefícios para a pele, os suplementos de colágeno hidrolisados apresentam muitos outros benefícios para a nossa saúde.
As cadeias de colágeno são formadas principalmente pelos aminoácidos glicina, prolina e hidroxiprolina. No entanto, os suplementos de colágeno comercializados contam com muito mais tipos de aminoácidos em suas fórmulas.
A Peptan, por exemplo, marca famosa que vende peptídeos de colágeno, conta com 18 diferentes tipos de aminoácidos.
Os suplementos contêm os chamados aminoácidos essenciais, que são aminoácidos necessários para o funcionamento do nosso organismo, mas que nosso corpo não é capaz de produzí-los. Por isso, eles devem ser obtidos por meio da dieta ou dos suplementos.
Os aminoácidos essenciais desempenham muitas funções no organismo. Destacando algumas, temos a leucina proporcionando o aumento da massa muscular²; a histidina atuando em processos imunológicos e na regulação da fadiga e da atenção³ e a fenilalanina, que entre outras funções, produz neurotransmissores que regulam nosso humor e a forma como lidamos com o estresse⁴. Assim, o suplemento de colágeno não beneficia apenas a nossa pele, mas também outras funções no nosso corpo.
Tomar colágeno somente UMA vez, traz benefícios para a vida inteira?
Não!
Durante o envelhecimento, nossa produção de colágeno diminui. Por isso, é fundamental repor o colágeno todos os dias, para retardar o enrugamento da pele.
Além disso, você precisa repor os aminoácidos diariamente. Dependendo de nossos hábitos alimentares, não conseguimos repor os aminoácidos essenciais de forma adequada. E nisso, o suplemento de colágeno pode nos ajudar.
O colágeno É recomendado para mulheres na menopausa?
Sim!
O colágeno é importante para mulheres na menopausa, pois além de retardar o envelhecimento da pele, ele ajuda a lidar com a osteoporose.
A osteoporose atinge principalmente mulheres após a menopausa⁵. Estima-se que 65% das mulheres brancas acima dos 65 anos apresentam essa doença. Sua incidência aumenta após a menopausa devido à redução do nível de estrógeno, hormônio responsável pela regulação do ciclo menstrual.
Trata-se de uma doença metabólica: nossos ossos estão em constante renovação. Assim, a todo tempo, nossas células, chamadas osteoblastos, produzem novos ossos, enquanto os osteoclastos reabsorvem o tecido ósseo envelhecido.
Com o passar dos anos, esse processo entra em desequilíbrio: a formação de novos ossos diminui, enquanto a reabsorção do tecido aumenta, o que reduz nossa densidade óssea. Isto quer dizer que há menos células no osso, tornando-o mais poroso e menos resistente, ou seja, mais suscetível a fraturas. O prejuízo na função de deposição de cálcio durante a velhice também contribui para que os ossos fiquem mais frágeis.
No entanto, um estudo realizado com mulheres na pós-menopausa com diagnóstico de osteoporose revelou que o uso de suplementos de colágeno associado com calcitonina, tiveram uma redução nas sensações de dor e um aumento no seu bem estar⁶.
O colágeno ajuda na cicatrização?
Sim!
Quando nos machucamos e o tecido da nossa pele sofre danos, é necessário repará-lo. O processo de cicatrização, que aos nossos olhos pode parecer simples, com a formação de uma “casquinha”, é, na verdade, complexo e depende da regulação sofisticada e coordenada de muitos fatores.
De forma resumida, podemos dividir a cicatrização em três etapas⁷: a fase inflamatória, a proliferação e o remodelamento. O colágeno é fundamental na cicatrização, pois atua em todas as suas fases⁸, desde a ativação da coagulação para interromper o sangramento inicial do ferimento, até a mediação do processo inflamatório e a deposição de suas fibras para formar o novo tecido.
Por conta de sua importância na cicatrização, estudos⁹ têm avaliado o potencial do uso de suplemento de colágeno para fechar e curar feridas. Um estudo de 2020¹⁰, por exemplo, revelou que o uso de suplementos de colágeno hidrolisado em pacientes que sofreram queimaduras melhora significativamente a cicatrização e é capaz de reduzir o tempo de permanência no hospital em até 30%.
Não só os suplementos, como também curativos feitos a base de colágeno também demonstram resultados animadores¹¹ na cicatrização.
Quantas respostas você acertou? Em breve, vou responder mais perguntas sobre os suplementos de colágeno. Deixe aqui suas dúvidas!
¹ KWATRA, Bharat. Collagen Supplementation: Therapy for Skin Disorders: A Review. World J. Pharm. Res, v. 9, p. 2504-2518, 2020.
² RIEU, Isabelle et al. Leucine supplementation improves muscle protein synthesis in elderly men independently of hyperaminoacidaemia. The Journal of physiology, v. 575, n. 1, p. 305-315, 2006.
³ SASAHARA, Ikuko et al. The effect of histidine on mental fatigue and cognitive performance in subjects with high fatigue and sleep disruption scores. Physiology & behavior, v. 147, p. 238-244, 2015.
⁴ LEYTON, M. et al. Effects on mood of acute phenylalanine/tyrosine depletion in healthy women. Neuropsychopharmacology, v. 22, n. 1, p. 52-63, 2000.
⁵ NORTH AMERICAN MENOPAUSE SOCIETY et al. Management of osteoporosis in postmenopausal women: 2006 position statement of The North American Menopause Society. Menopause (New York, NY), v. 13, n. 3, p. 340-369, 2006.
⁶ ADAM, M. et al. Postmenopausal osteoporosis. Treatment with calcitonin and a diet rich in collagen proteins. Casopis lekaru ceskych, v. 135, n. 3, p. 74-78, 1996.
⁷ CAMPOS, Antonio Carlos Ligocki; BORGES-BRANCO, Alessandra; GROTH, Anne Karoline. Cicatrização de feridas. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo), v. 20, n. 1, p. 51-58, 2007.
⁸ MATHEW-STEINER, Shomita S.; ROY, Sashwati; SEN, Chandan K. Collagen in Wound Healing. Bioengineering, v. 8, n. 5, p. 63, 2021.
⁹ CHOI, Franchesca D. et al. Oral collagen supplementation: a systematic review of dermatological applications. Journal of drugs in dermatology: JDD, v. 18, n. 1, p. 9-16, 2019.
¹⁰ MIYAB, Katayoun Bagheri et al. The effect of a hydrolyzed collagen-based supplement on wound healing in patients with burn: a randomized double-blind pilot clinical trial. Burns, v. 46, n. 1, p. 156-163, 2020.
¹¹ FLECK, Cynthia Ann; SIMMAN, Richard. Modern collagen wound dressings: function and purpose. The Journal of the American College of Certified Wound Specialists, v. 2, n. 3, p. 50-54, 2010.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: Clínica Martinez e Dra. Isabel Martinez.
Facebook: Clínica Martinez
Youtube: Isabel Martinez