Sua queda de cabelo pode ser um sinal de um problema de saúde mais sério. Por isso eu sempre defendo: Escute seu corpo! Nosso organismo é nosso parceiro e grande aliado e ele nos avisa quando alguma coisa não vai bem. Por exemplo, você sabia que uma queda de cabelo pode indicar problemas na tireoide?
A Tireoide
A tireoide é uma glândula endócrina localizada na frente da laringe, na região do nosso pescoço. Sua função é garantir o bom funcionamento de alguns de nossos órgãos, além da regulação da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco.
Doenças comuns que afetam a tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O hipotireoidismo se refere a uma baixa atividade da tireoide. Entre seus sintomas estão: fadiga, constipação e ganho de peso sem uma razão aparente. Já o hipertireoidismo, ao contrário, é a produção em excesso de hormônios pela tireoide. Além do metabolismo acelerado, outros sintomas ¹ incluem batimentos cardíacos rápidos ou arritmia, sudorese, irritabilidade, inquietação e a perda de peso sem explicação.
Tireoide e queda de cabelo
A relação entre a tireoide e a queda de cabelo está na ação dos hormônios tireoidianos: eles regulam a manutenção e o desenvolvimento dos fios ². Em desequilíbrio, os hormônios T3 e T4 alteram as fases de crescimento do cabelo, de forma que os fios passam a cair mais cedo. Isso pode acontecer tanto em casos de hipo quanto de hipertireoidismo ², sendo mais comum nos pacientes com baixa atividade metabólica (hipotireoidismo).
Um estudo ³ analisou as proporções relativas de cabelos telógenos (em queda) e anágenos (em crescimento) no couro cabeludo de pacientes que com hipotireoidismo que relataram ter queda de cabelo. Os pesquisadores concluíram que a deficiência do hormônio tireoidiano foi associada a um aumento na porcentagem de cabelos telógenos.
Outro estudo defende que a queda de cabelo gerada por problemas na tireoide não são causadas por mudanças no ciclo capilar, mas provavelmente na qualidade prejudicada do cabelo ⁴, que se torna quebradiço.
Portanto, disfunções na tireoide podem provocar diferentes tipos de queda de cabelo, como o eflúvio telógeno e uma série de alopecias ², como a alopecia areata ⁵.
Sinais de que a sua queda de cabelo é causada pela tireoide
Alguns sinais nos ajudam a descobrir se a causa da sua queda de cabelo é algum desequilíbrio na tireoide. Por isso, observe se você apresenta:
- Cabelo ralo no couro cabeludo;
- Mudança na textura dos fios;
- Perda de pelos em outras partes do corpo ²;
- Perda dos pelos nas bordas externas da sobrancelha ² e, por vezes, nos cílios ⁶.
Deixo aqui uma dica para as DESIGNERS DE SOBRANCELHA:
#DicaDaDraBel: se você reparar que os fios do canto externo da sobrancelha da sua cliente estão caindo, avise que ela precisa consultar um médico! Ela vai te agradecer pelo seu carinho e cuidado com ela.
Ferro, outros hormônios e nutrientes
Alguns outros problemas podem afetar o funcionamento da tireoide e gerar a queda de cabelo, como a anemia ⁷. A deficiência de ferro no sangue prejudica o metabolismo da tireoide, pois a enzima responsável pela produção dos hormônios da tireoide precisa de ferro ⁸ para ativar sua atividade. E o ferro é importante para o crescimento do cabelo.
Assim, caímos em um ciclo vicioso: a falta de ferro desencadeia o hipotireoidismo. Por sua vez, o hipotireoidismo prejudica a absorção de ferro feita pelo trato gastrointestinal. Para sair desse ciclo, uma opção é utilizar suplementos de ferro, que devem ser previamente prescritos pelo médico.
A absorção de outros nutrientes, importantes para a estruturação do cabelo, também são prejudicadas pelo hipotireoidismo, como a vitamina B12, o zinco, o selênio e a biotina. O uso de alguns medicamentos também pode prejudicar a absorção desses nutrientes.
Tudo isso pode ser evitado!
A boa notícia aqui é que a queda de cabelo causada por disfunções na tireoide é reversível e o cabelo, assim como cílios, sobrancelhas e pelos de outras partes do corpo voltam a crescer normalmente ⁹ — mas é preciso ter paciência e esperar o tempo do ciclo de crescimento dos fios.
Os desequilíbrios hormonais da tireoide, quando não são desencadeados por uma doença autoimune, são tratados com medicamentos para reposição de hormônio. Mas atenção: é preciso fazer o tratamento corretamente.
Aqui vai outra dica: Se você está tratando o hipotireoidismo, preste atenção ao horário em que você toma seu remédio. O mais indicado é tomar ele pela manhã, ainda em jejum. Assim, o ambiente ácido do estômago proporciona uma melhor absorção do medicamento.
O medicamento não deve ser usado como único tratamento. É importante também melhorar as suas escolhas de estilo de vida, evitando o estresse e equilibrando sua alimentação.
Vale lembrar que muitas são as causas que podem gerar a queda de cabelo. No texto de hoje, abordamos a tireoide, mas há muitas outras. Por isso, é preciso estar atento aos sinais do seu corpo. E, principalmente, não se esqueça de procurar um dermatologista e um endocrinologista para investigar! Equilíbrio é saúde e saúde é vida!
¹ BRABANT, G. Thyroid gland malfunction. MMW Fortschritte der Medizin, v. 146, n. 9, p. 30-2, 34, 2004.
² VINCENT, Maya; YOGIRAJ, Krishnan. A descriptive study of alopecia patterns and their relation to thyroid dysfunction. International journal of trichology, v. 5, n. 1, p. 57, 2013.
³ FREINKEL, Ruth K.; FREINKEL, Norbert. Hair growth and alopecia in hypothyroidism. Archives of dermatology, v. 106, n. 3, p. 349-352, 1972.
⁴ STERRY, W.; KONRADS, A.; NASE, J. Alopecia in thyroid diseases: characteristic trichograms. Der Hautarzt; Zeitschrift fur Dermatologie, Venerologie, und verwandte Gebiete, v. 31, n. 6, p. 308-314, 1980.
⁵ KASUMAGIĆ-HALILOVIĆ, Emina. Thyroid autoimmunity in patients with alopecia areata. Acta Dermatovenerologica Croatica, v. 16, n. 3, p. 0-0, 2008.
⁶ MATSUURA, Hiroki; SUGANAMI, Yu. Hypothyroidism, eyelash loss. 2020.
⁷ ASHRAF, T. Soliman et al. Chronic anemia and thyroid function. Acta Bio Medica: Atenei Parmensis, v. 88, n. 1, p. 119, 2017.
⁸ HU, Shiqian; RAYMAN, Margaret P. Multiple nutritional factors and the risk of Hashimoto’s thyroiditis. Thyroid, v. 27, n. 5, p. 597-610, 2017.
⁹ JORDAN, David R.; AHUJA, Nina; KHOURI, Lucie. Eyelash loss associated with hyperthyroidism. Ophthalmic Plastic & Reconstructive Surgery, v. 18, n. 3, p. 219-222, 2002.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: Clínica Martinez e Dra. Isabel Martinez.
Facebook: Clínica Martinez
Youtube: Isabel Martinez