Quando você passa o rímel, sua pálpebra fica borrada? E quando passa a sombra, ela não aparece direito? Para completar: ao passar base ou corretivo abaixo dos olhos suas rugas da pálpebra inferior ficam mais evidentes? Tudo isso acontece por conta da flacidez nas pálpebras, que deixa nosso olhar pesado, com aparência de cansado e, em casos extremos, pode até mesmo dificultar a nossa visão. Mas algumas opções de tratamento podem ajudar a levantar o olhar!
Por que a flacidez nas pálpebras ocorre?
A flacidez é uma consequência do envelhecimento natural da pele. Com o passar dos anos, nosso corpo passa a produzir menos colágeno. Com isso, a pele perde elasticidade e seu aspecto jovem.
Essa perda é ainda maior após a menopausa¹. Nesse período, além da redução de colágeno, também ocorrem mudanças hormonais, que contribuem para a perda de força e firmeza da musculatura.
Tudo isso gera a flacidez, que pode ser mais ou menos evidente dependendo da genética de cada paciente. Não temos como impedir o envelhecimento e a flacidez, mas podemos retardar esse processo, tanto com procedimentos realizados em consultório como com pequenos cuidados no seu skincare!
Cuidados em casa: uma boa rotina de skincare para os seus olhos
Esses 3 passos para fazer todas as noites vão ajudar a prevenir o envelhecimento das suas pálpebras:
1- Retire bem a maquiagem dos olhos, dando preferência para o uso de água micelar. Lembrando de sempre fazer movimentos leves para não machucar a pele das pálpebras.
2- Lave o rosto com o sabonete indicado para a sua pele, não se esquecendo de lavar a região dos olhos com movimentos delicados.
3- Passe um creme específico para a região dos olhos.
Atenção: aqui, fazer o movimento certo é importante!
Com seu polegar e seu indicador formando uma “pinça”, posicione os dedos na porção superior do nariz e pressione levemente o canto interno dos seus olhos 3 vezes (o polegar pressiona o canto do olho direito e o indicador o canto do olho esquerdo).
Suavemente, deslize a ponta do seu indicador e do dedo médio começando do canto interno dos olhos na pálpebra superior e contorne a região dos olhos de dentro para fora até voltar para o canto interno dos olhos, como indicam as flechas na imagem abaixo. Repita o movimento 3 vezes.
Esse movimento ajuda a reduzir o inchaço da região, aumentando a circulação sanguínea, além de potencializar o efeito do creme.
Procure cremes para a região dos olhos com um dos seguintes componentes:
–Retinol
–Ácido ferúlico
Outras dicas para fazer em casa são: consumir suplementos de colágeno, que ajudam a aumentar os níveis de colágeno na pele; evitar coçar os olhos com força, para não traumatizar a pele da pálpebra, e retirar a maquiagem dos olhos com delicadeza.
Algumas mudanças nos nossos hábitos de vida também podem ajudar a prevenir a flacidez nas pálpebras:
-Tome água para manter a pele hidratada. Isso é ainda mais importante na menopausa.
-Tenha uma boa noite de sono!⁵ A falta de noites bem dormidas intensificam a produção de radicais livres e aceleram o processo de oxidação e envelhecimento das nossas células
-Use protetor solar. A exposição solar excessiva afrouxa as fibras que estruturam a nossa pele e contribuem para o envelhecimento⁶. Mesmo se for ficar em casa ou se o dia estiver nublado, não deixe de passar o protetor.
–Evite o alto consumo de açúcar. O açúcar incentiva a glicação, reação em que as moléculas de glicose danificam e enfraquecem o colágeno.
Cuidados no consultório para flacidez nas pálpebras
Em breve, farei outro post aqui comentando as opções de tratamento para flacidez nas pálpebras que temos no consultório!
Te espero aqui!
Referências
¹ RAINE-FENNING, Nicholas J.; BRINCAT, Mark P.; MUSCAT-BARON, Yves. Skin aging and menopause. American journal of clinical dermatology, v. 4, n. 6, p. 371-378, 2003.
² WANG, Frank et al. In vivo stimulation of de novo collagen production caused by cross-linked hyaluronic acid dermal filler injections in photodamaged human skin. Archives of dermatology, v. 143, n. 2, p. 155-163, 2007.
³ BOYERA, N.; GALEY, I.; BERNARD, B. A. Effect of vitamin C and its derivatives on collagen synthesis and cross‐linking by normal human fibroblasts. International journal of cosmetic science, v. 20, n. 3, p. 151-158, 1998.
⁴ ADDOR, Flavia Alvim Sant’Anna. Beyond photoaging: additional factors involved in the process of skin aging. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, v. 11, p. 437, 2018.
⁵ OYETAKIN‐WHITE, P. et al. Does poor sleep quality affect skin ageing?. Clinical and experimental dermatology, v. 40, n. 1, p. 17-22, 2015.
⁶ IMOKAWA, Genji. Recent advances in characterizing biological mechanisms underlying UV-induced wrinkles: a pivotal role of fibrobrast-derived elastase. Archives of dermatological research, v. 300, n. 1, p. 7-20, 2008.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: Clínica Martinez e Dra. Isabel Martinez.
Facebook: Clínica Martinez
Youtube: Isabel Martinez